• Baía de Paranaguá
  • Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

Destaques

09/05/2014

Definidas atividades de Educação Ambiental

A equipe do Programa de Educação Ambiental da atual campanha de dragagem dos Portos do Paraná definiu o cronograma das atividades para o mês de maio. O trabalho será, basicamente, com as comunidades pesqueiras da região. Estas ações – chamadas de “empoderamento da comunidade” – serão realizadas de duas maneiras: reuniões e a elaboração de um documento com o pleito dos pescadores.

Como explica a bióloga do programa, Gabriela Magalhães, uma das principais queixas dos pescadores da região era a de que o defeso do camarão para a bacia de Paranaguá estaria incorretamente determinado. Principalmente os pescadores das colônias Z-1 e Z-8 solicitaram, então, que fosse encaminhado ao setor responsável, dentro do Governo, o pleito para revisão do defeso (período em que a pesca fica proibida).

“Para atender essa demanda, junto às colônias de pescadores das áreas afetadas pela dragagem, vamos elaborar um documento com a proposta de alteração do período de defeso do camarão da bacia de Paranaguá. Para isso, iremos realizar reuniões com os pesquisadores da UFPR, para termos embasamento científico, com as colônias de pesca, e reuniões estruturadas para elaboração do documento. Esta atividade irá atender todas as comunidades abrangidas no escopo do nosso trabalho”, afirma a especialista.

Além dessa atividade, na comunidade de Eufrasina, também por demanda dos próprios pescadores, a equipe irá ajudar a comunidade a elaborar um documento, para solicitar o ensino completo para a escola, já que a mesma só atende até a 4ª serie.

“Essa problemática foi levantada quando realizamos, nessa comunidade,a roda de bate papo sobre o tema licenciamento ambiental. Então, agora em maio, vamos também nos reunir novamente, com essa comunidade, para a elaborar esse outro documento. O objetivo dessas atividades, durante o mês, é dar às comunidades meios e instrumentos de reivindicação”, completa Gabriela.

Essas atividades, ocorrem na semana do dia 12 ao 16 de maio. O cronograma preliminar segue abaixo.
abaixo.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.