• Baía de Paranaguá
  • Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

Informes

22/04/2014

Appa dá continuidade ao programa de educação ambiental a bordo das dragas

As atividades de educação ambiental da campanha de dragagem de manutenção dos portos do Paraná foram realizadas na draga Hang Jun. O tema abordado foi “Meio Ambiente e Sociedade” e participaram 36 tripulantes. A embarcação trabalha no Canal do Surdinho, canal alternativo de acesso à Bacia de Evolução do Porto de Paranaguá – onde a obra está em fase de acabamento.

   Durante a atividade com os trabalhadores, tratou-se sobre a importância da Baia de Paranaguá, dos recursos naturais e históricos, além do ambiente socioeconômico da região e da importância do Porto de Paranaguá e Antonina e seus históricos. Sobre o ambiente de trabalho, os assuntos explorados foram ética e relacionamento entre os trabalhadores.

   Esta é a terceira atividade de educação ambiental nas dragas envolvidas nesta campanha. O trabalho começou na Xin Hai Niu, depois foi feito na Sucuri (que não está operando mais) e, agora, na Hang Jun. Os tripulantes da draga holandesa Elbe também deve receber a atividade, mas apenas quando retornarem aos trabalhos nos Portos do Paraná.

   “Esse programa é continuo e irá durar até o final do contrato. O programa para os trabalhadores possui cinco módulos. Foram realizados os módulos 1 e 2 nas dragas citadas. Serão realizados os demais módulos, bimestralmente”, explica a bióloga da equipe, Gabriela Magalhães.

   Segundo a profissional, a educação ambiental com os trabalhadores se justifica como um instrumento de conscientização, estabelecendo uma atitude pro-ativa e responsável dos trabalhadores em relação ao meio ambiente onde se insere a atividade, propiciando uma melhoria continua do sistema de gestão ambiental da atividade em questão.

   “O objetivo é conscientizar os trabalhadores para conhecer a complexa relação sociedade-natureza do ambiente e avaliar os impactos da obra”, completa.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.