• Baía de Paranaguá
  • Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

Destaques

15/04/2014

Comunidade de São Miguel aprende a fazer filtro para águas cinzas

Começou ontem (14) e vai até a próxima quinta-feira (17) a oficina que está ensinando a comunidade pesqueira de São Miguel a instalar um filtro para “águas cinzas” (águas provenientes de chuveiros, pias, tanques).

Neste primeiro dia de oficina, os participantes aprenderam como fazer a base do filtro. No último dia, a comunidade terá o filtro pronto e instalado para ser usado. O sistema de filtração se dá por caixas (quatro) conectadas por cano de PVC. Cada caixa tem uma função de filtração e as quatro são somadas, ao final, por um círculo de bananeiras.

As caixas promovem a remoção da gordura, a retenção do material particulado e a remoção de compostos químicos. O círculo de bananeiras promove a remoção do restante dos compostos químicos que não ficaram retidos nas caixas através do processo de biorremediação realizado por fungos e bactérias presentes na cava das bananeiras, buraco contendo galhos, pedaços de madeira e folhas.

A ação faz parte do programa de educação ambiental da dragagem de manutenção nas comunidades no entorno do Porto. Confira na galeria de imagens as fotos do primeiro dia dos trabalhos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.