• Baía de Paranaguá
  • Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

Apresentação Campanha 2013

As obras de Dragagem de manutenção dos Portos de Paranaguá e Antonina começam neste mês de novembro e a instituição responsável pelos recursos e fiscalização das obras é a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Para a realização das obras, firmou-se contrato, por meio de processo licitatório, com a empresa DTA Engenharia. 

O objetivo da dragagem de manutenção consiste na retirada de sedimentos do fundo do mar, aumentando a segurança da navegação. 

Permite também a ampliação dos acessos aquaviários ao porto, adaptando o mesmo às dimensões das embarcações que vem aumentando com a evolução da logística. A infraestrutura portuária precisa constantemente se adaptar à modernização da frota internacional de navios, principalmente quanto ao calado e o comprimento destes. 

A atividade aumentará a capacidade operacional atual do complexo portuário, podendo movimentar mais contêineres e graneis sólidos e líquidos. O aumento no volume de movimentação de cargas do Porto de Paranaguá e Antonina vai impulsionar o desenvolvimento com o crescimento na demanda de serviços ligados aos trabalhos do porto, podendo trazer novos empregos à região. As obras servirão para fortalecer ainda mais a estrutura de atendimento às embarcações e serviços de apoio de operações, nas áreas de meio ambiente, abastecimento, suprimentos, equipamentos, além de montagem e armazenamento de peças e equipamentos do mercado de petróleo e gás.

A realização deste Programa de Comunicação Social é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.
Recomendar esta página via e-mail: